quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cresce o número de mortes de jornalistas e diminue o apreço pelo jornalismo

Segundo a publicação do jornal online R7 Notícias nesta quarta-feira (28) "ao menos 42 jornalistas ao redor do planeta foram mortos este ano até agora e os governos devem agir para proteger os repórteres e punir os assassinos, disse um organismo global de proteção à imprensa".
O que estamos cansados de ver hoje em dia é profissionais de jornalismo sendo cada vez mais cobrados pela sociedade e menos reconhecidos. Queremos cada vez mais a notícia completa, a notícia de forma clara, e que seja passada de forma criativa, (claro!) pois nada adianta  um jornalismo pobre, que não abra caminhos para reflexões, que não nos envolva e apenas noticie e encerre alí mesmo. É exatamente nesta busca frequente de informações que o jornalista cria em sim um ato heróico e sai enfrentando tudo, e todos para trazer um jornalismo rico em detalhes, que o leitor não precise fazer perguntas a mais devido a sua riqueza e objetividade nos textos. Mas aí surge a pergunta: de que adianta esse sacrifício todo se no final de todo trabalho nem serão reconhecidos, apenas criticados e cobrados mais e mais? Quem irá reconhecer todo o perigo de algum jornalista? Quem irá proteger aquele profissional que o leva a notícia do dia? Pelo visto o crescente número de jornalistas mortos nos leva a crê que sua vida está cada vez mais comprometida, não há mais segurança.
Agora imaginemos quem são essas vitimas. Certamente elas não seriam um jornalista qualquer, ou um jornalista que tem medo de encarar a realidade. E ligando um elo a outro pensaremos mais um pouco e nos questionaremos se os jornalistas que morreram tinham diploma, e se não o tivesse será que eles cumpririam o papel jornalistico de levar a matéria prontinha correndo risco, ou investigando minuciosamente os fatos com o único medo de ser pego e ter que pagar com sua própria vida.
O Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa (Insi) informou que abril foi o mês mais violento para a imprensa em cinco anos, com 17 jornalistas mortos, num índice de dois a cada três dias.
Enquanto novas mortes de jornalistas acontecerão ainda por todo o mundo, aqui no Brasil em especial profissionais de jornalismo ainda continuam aguardando o mínimo de apreço pela profissão, já que diploma jornalistico não é de tão importância, visto que foi declarado a liberdade de expressão. Aqui no Brasil, se esse número de mortes de jornalista começar a acelerar concerteza ninguém mais irá querer correr riscos, e quem sabe assim a sociedade dará mais valor a essa profissão.

Mulher perde o controle e arranca pedaço da orelha de um homem

Após uma festa de aniversário Anna Godfrey jovem de 21 anos, se meteu em uma confusão com alguns rapazes em Lincoln, no Estado norte-americano de Nebraska. A briga foi ficando cada vez mais pesada,  que chegou ao ponto da jovem se irritar com o comentário de um dos rapazes que a chamou de gorda, e ela não ficando por baixo resolveu dar um belo troco, mordendo a orelha  e retirando parte dela.
Os policiais quando a interrogaram ficaram constrangidos de perguntar seu peso, já que este foi o real motivo da briga.
O rapaz ferido foi levado para o hospital e a agressora foi mantida em custódia.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Consumidor pode usufruir da portabilidade de dívidas entre bancos

O consumidor que tem uma dívida em um banco e não está satisfeito com a taxa de juros cobrada, ou pelo não satisfação de atendimento, pode transferir sua dívida para outro banco. A idéia é que o consumidor esteja satisfeito com as tarifas cobradas pelas agências bancárias, desda forma o cliente têm livre escolha
para analisar qual taxa é mais conveniente.A operação de portabilidade não terá custos, é totalmente gratuita.
De acordo com o vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel Ribeiro de Oliveira, o cliente que encontrar uma taxa de juros mais atraente em outro banco está livre de pagar impostos como o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) e TED (Transferência Eletrônica Disponível) na hora de fazer a transferência da dívida.
A trasferência da dívida  pode trazer reflexos positivos para o consumidor, por que ele pode tentar negociar com o gerente do seu banco sobre as taxas de juros que o concorrente lhe ofereceu e ter boas taxas de juros sem precisar sair do seu banco.
A portabilidade de crédito vale para cheque especial, cartão de crédito, previdência privada, entre outras formas de empréstimo.
O banco do Brasil já disponibiza um site que permite que o consumidor possa comparara as taxas e vantagens da troca da dívida Clique aqui.

Rede Globo suspende o comercial dos 45 anos

O comercial que comemoraria os 45 anos da Rede Globo foi cancelado, nesta segunda-feira (26) depois que membros do PT fez questionamentos sobre as coincidências existentes com a propaganda do PSDB, onde o pré-candidato da presidência do Brasil é José Serra. Os membros do PT alegaram que o filme exibido  estaria desde já apoiando a candidatura de Serra.
A idéia que o slogan que o comercial traria era: "Todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais”o que lembra o slogan escolhido por Serra (”O Brasil pode mais”). E para completar, os 45 anos da Globo é coincidentemente o número da candidatura de Serra. Coincidência demais.
Segundo a própria emissora o comercial já estava criado desde novembro do ano passado onde não havia candidaturas e muito menos slogans "Qualquer profissional de comunicação sabe que uma campanha como esta demanda tempo para ser elaborada. Mas a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação da campanha na televisão", explica a Rede Globo .
O comercial com Gilberto Braga, Lilian Beltão, Suzana Vieira, Manoel Carlos, Regina Duarte, Ana Maria Braga, Jô Soares, Edson Celulari, Fátima Bernardes, Willian Bonner, Galvão Bueno entre outros que  relembraria momentos marcantes da teledramaturgia da Globo Clique aqui para visualizar.


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cão skatista mais rápido do mundo

Para quem não consegue se equilibrar no skate, precisa treinar com o cães “Tillman” e “Lyle que mostra talento em Nova York. Nesta última sexta-feira (23) Lyle treinava para o evento que se chama "latidos no parque", enquanto Tillman distribuia simpatia por ser reconhecido como o cão skatista mais rápido do mundo.
Se um dia você já tentou andar de skate e não conseguiu se equilibrar neste equipamento tão pequeno, concerteza você lembrará que até os Buldogues  conseguiram.

Maior Telescópio do Mundo será construído na China

O Chile ganhou a  disputa entre os 5 países do mundo:  Espanha, Marrocos, África do Sul, Argentina que teria em seu territorio o maior telescópio do mundo, com espelho sem precedentes, com diâmetro de 42 metros, que permitirá observar o Universo e suas galáxias como nunca foi feita antes.
O telescópio só ficará pronto em 2018 e já se calcula o gasto de R$ 2,3 bilhões.
O territorio Chileno foi escolhido devido a qualidade da atmosfera e o baixo custo das construções.
A espectativa dos cientista é que o aparelho tenha resultados significativos e similares como foi observado a 400 anos por Galileu.




Ministério da Sáude lança a Campanha Nacional de Prevenção de Combate à Hipertensão.

A hipertensão é a principal causa das doenças que mais matam no país, o derrame cerebral e o infarto do miocárdio. Nos últimos anos o nível de pessoas hipertensas aumentaram e hoje já alcança a casa dos 24%.
Visando alertar a população da importância de cuidar da própria saúde e manter a pressão arterial no nível de 12 por 8, sendo este considerado normal, o Ministério da Saúde lança nesta segunda-feira (26) a Campanha Nacional de Prevenção de Combate à Hipertensão.
O Ministério da Saúde promoveu uma pesquisa com 54 mil adultos e obteve como resultado a prevalência da doença, ou seja a porcentagem da população atingida pela hipertensão, aumentou entre 2006 e 2009 em todas as faixas etárias, principalmente entre os idosos. Brasil tem hoje 30 milhões de hipertensos.
Muitas pessoas nem sabem que tem pressão alta, pois, o organismo acostuma-se com os níveis elevados, que, contudo, vão comprometendo um silêncio órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos. A hipertensão não tem cura mas pode ser controlada por uso de medicamenos. Clique aqui para verificar a prevenção e o tratamento.

Brasília vista do espaço


A cidade de Brasília que completou 50 anos neste 21 de abril foi homenageada pelo astronauta japonês Soichi Noguchi com uma foto vista do espaço que ele postou no seu  twitter no último domingo (25). 
O japonês após postar  a imagem não colocou que lugar se tratava desafiando aos seus seguidores que descobrissem o nome do lugar.
Soiischi também já postou imagens da Floresta Amazônica vista do espaço.

A bela imagem mostra nitidamente o formato das asas de um avião. Como a capital do Brasil foi completamente planejada, Brasília é constituída por: Asa Norte, Asa Sul, Setor Militar Urbano, Setor de Garagens Oficiais, Setor de Indústrias Gráficas, Área de Camping, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Setor de Embaixadas Norte e Sul, Vila Planalto, Setor de Áreas Isoladas Norte – SAIN, e sedia os três poderes da República: Executivo, Legislativo, e Judiciário.

domingo, 25 de abril de 2010

Árvores centenárias ameaçam a vida de moradores em Camacan

Corta ou não corta os jequitibás e o araçá-d'água? O corte das 3 árvores centenárias (dois jequitibás e um aracá-d'água) que ameaçam a vida de mais de 16 famílias já vem sendo analisado há mais de cinco anos pelo Ministério Público. Segundo o laudo do Ibama e do Instituto de Meio Ambiente(IMA) as raízes de um dos jequitibas já estão completamente corroídas e ameaçam a cair a qualquer momento.
Os fortes ventos amedrontam os moradores do local e muitos deles saem de casa quando percebem a presença da ventania.
A realidade é que a vida de muitas pessoas estão em risco e estão sendo apoiadas pelo Ibama e pelo IMA para a derrubada das árvores. O não corte das árvores está sendo defendido pelos ambientalistas que visam a criação de um parque municipal na área.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Nascimento, as pessoas contrárias ao corte das árvores defendem a retirada dos moradores para outra área, Flávia destaca que o governo não tem recursos para ajudar a prefeitura a construir casas populares para os desabrigados da chuva, e nem para criar um parque.
As árvores estão localizadas em uma fazenda de cacau atrás da Rua Renato Cabral, em Camacan.
Por se tratar de árvores centenárias e mesmo estando em uma área particular a derrubada deve ser analisada, enquanto isso a população se questiona quem está em primeiro plano: a vida das pessoas ou a permanência da planta de 100 anos.

Equipe de TV tira Dunga do sério

Neste sabádo (24), uma equipe de programa humoristico invande completamente a privacidade do técnico da seleção brasileira, com holofotes direcionados para sua residência. A tamanha ousadia da equipe de TV foi tanta que eles utilizaram 4 carros e camihões e acederam luzes fortes de televisão direcionando para a casa de Dunga a qual é toda envidraçada. No exato momento Dunga não estava em casa, mas logo que chegou foi pego de surpresa por aquela mutidão que estava tirando o sossego de quem estava no local. A família de Dunga precisou se esconder dentros dos quartos.
Para aqueles que pensam que esse episódio todo era para alguma reportagem com o treinador, muito se engana, pois segundo testemunhas a equipe de TV estava tirando o sossego da família apenas para pedir através cartaz a convocação do jogador do Santos Neymar. A policia chegou ao local e encerrou toda a confusão.
Na manhã de domingo, Dunga prestou uma queixa na delegacia como ocorrência de "perturbação do sossego alheio."
Certamente esta equipe de reportagem esqueceu completamente a ética do jornalismo.