domingo, 18 de abril de 2010

Depois de fortes chuvas a capital baiana volta aos poucos a rotina

O tempo na Bahia neste final de semana se acalmou e agora é hora de rever todos os estragos feito pela chuva. A chuva que chegou na capital baiana, veio com intensidade, alagando ruas e casas, levou tudo o que encontrou pela frente.
O mal tempo desabrigou várias familias e a cidade entrou na lista das cidades que pedem socorro. O governador  Jaques Wagner após sobrevoar a cidade de helicóptero na quinta-feira, declarou estado de emergência em Salvador.
No bairro de Vila Canária 2 crianças morreram soterradas em um deslizamento enquanto dormiam em um quarto onde a parede desabou em cima delas. Outra vitima foi Raimundo de Jesus Ramos, 39 anos, que foi encontrado morto após cair da ponte de um riacho, o qual estava sem proteção na cidade de Feira de Santana.
Em consequência das fortes chuvas na capital e no interior da Bahia, os moradores hoje tentam se acalmar e calcular os prejuízos. Muitas casas foram abandonadas, outras foram derrubadas e ainda há casas que correm riscos de cair e que permanecem são ocupadas por moradores que não tem para onde ir.
Não houve cidade que não sofreu abalos com as fortes chuvas. Em Salvador 3 dias choveu o esperado para o mês inteiro de abril. A cidade saiu da rotina e viveu um caos, as aulas nas escolas foram suspensas com tempo indeterminado de retorno, o trânsito parou nas principais ruas e avenidas, onde muitos carros foram abandonados e outros ficaram ilhados, árvores cairam e em alguns pontos da cidade o nível da água subiu tanto que havia preocupação que alcançase a rede elétrica e houvesse riscos de choques elétricos. Algumas cidades como Lauro de Freitas a população começou a utilizar barcos como meio para se locomover. A cidade de Lauro de Freitas, Feira de Santana, Santo Amaro são algumas das 25 cidades em estado de emergência na Bahia.

Hoje a Bahia entra para a história com a pior chuva de todos os tempos, a qual deixou marcas irreparaveis como a morte de pessoas e o desespero de quem não tem para onde ir, pessoas que perderam o pouco que tinha, e que no momento só pode salvar sua própria vida.

 


Fonte: fotos do Jornal a Tarde online: http://www.atarde.com.br/ e do programa Acorda Cidade Online: http://www.acordacidade.com.br/