domingo, 1 de agosto de 2010

Quem não responder as perguntas do Censo poderá pagar multa

O Censo 2010 começou neste domingo (01) e o cidadão querendo ou não é obrigado a responder as perguntas corretamente a fim de ajudar no melhoramento do país.
O que muitas pessoas não sabem que não responder ao questionário do censo poder gerar multa em até 10 salários mínimos, é o que prevê  a Lei 53.534, de 1968, que diz que todas as pessoas são obrigadas a prestar as informações solicitadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).Quando os moradores não puderem responder ou não estiverem em casa os recenseadores deixarão um contato do IBGE agendando uma nova visita.
A população não tem com o que se preocupar ao responder as perguntas pois as informações são sigilosas. O que se deve ficar atentos é a identificação dos recenseadores que estarão devidamente com uniforme e com um crachá de identificação para que a população não caia em suposto golpes de pessoas que se passam por funcionários do IBGE a fim de obter informações para praticar outros atos, como assaltos, golpes e sequestros.
Neste ano, o IBGE traz mais uma novidade que é a opção de responder ao questionário pela internet. O cidadão deve fazer o pedido no momento da visita do recenseador que entregará uma carta lacrada com as instruções, código de acesso e senha, que serão únicos para cada domicílio.