segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pequenos detalhes e grande diferença na novela Viver a Vida

Manoel Carlos escritor da novela da Rede Globo, Viver a Vida conseguiu alertar a população sobre a falta de preparação do nosso país em relação as pessoas com deficiência fisíca.
A personagem Luciana interpretada pela atriz Aline Moraes, alertou o país como um deficiente físico pode ter uma vida normal, ir a diversos lugares, casar e até mesmo ter filhos.
Ótima a iniciativa de Maneca nessa novela, porém o único detalhe, detalhe este por sinal ser bem relevante é que a personagem era rica, tinha condições para ter uma vida confortável, com uma enfermeira particular, com fisioterapia entre outras assistências que a tornasse mais resistente e  ou garra pare enfrentar o tamanho problema.
A novela realmente foi bem trabalhada, com motivações e superações contadas ao final de cada capítulo em uma história real vivida por algum deficiente.A ai tudo perfeito.Agora me questiono a que blico realmente o autor queria atingir.Se pararmos para analisar a população se comoveu com a história da personagem, o que nos leva a crer que éramos o público alvo, éramos de maior importância, o qual iríamos conhecer que a vida de um cadeirante é difícil, mas no entanto ainda se existe possibilidade para ser feliz.Podemos pensar também que a novela também chamou atenção aos governantes e responsáveis por órgãos de adaptação para essas pessoas especiais.Mas e nos deficientes alguém pensou?
Fico imaginando como se sente uma pessoa cadeirante de classe média, ou baixa que assisti a uma novela a qual ver uma personagem a sua semelhança, porém de classe alta., e que todo aquele conforto e condições e adaptações para sua melhor locomoção.
Como deve se sentir a pessoa que está em uma cadeira de rodas e não tem nada daquelas possibilidades de Luciana? Creio que frustradas de não ter a mesma sorte.
Relembrando alguns momentos da novela, percebemos que verdadeiro amores realmente existem(ou não?). Bem, pelo menos o amor de Miguel e Luciana era verdadeiro mesmo, analisados aos amores de hoje em dia, e para isso é só analisar que só um verdadeiro amor é capaz de passar por cima dos maiores obstáculos e somente um homem como o Miguel seria capaz de em uma lua-de-mel cuidar tão bem de sua amada. Digo cuidar tão bem, pois o que se passou na novela foi que eles viajaram para a lua-de-mel a sós, o que implica dizer que ele cuidou dela direitinho, desde o banho, a alimentação e até nas horas das necessidades fisiólogicas (pelo menos é o que o telespectador imagina ).E ai será que ainda existem esses verdadeiros amores, ou só na novela? E se existem por quanto tempo duram? Pelo menos o da personagem parecia que ia durar a vida inteira, afinal a novela era Viver a Vida.
A novela foi tão marcante que as pessoas esqueceram de comentar muitos épsodios, inclusive o último capítulo da novela que por sinal não teve surpresa alguma, ao menos a revelação do filho da personagem Dora, interpretada por Giovana Antoneli, a qual era vilã e não sofreu nada na novela.Cena vital da novela foi o nascimento dos gêmeos de Miguel e Luciana. Incomodou um pouco o fato de a modelo ter descoberto no mesmo capítulo que estava grávida e, em seguida, já saber o sexo dos filhos e dar à luz. A rapidez dos fatos acontecidos na novela parecia que muita coisa havia mudado de roteiro.A trilha da personagem Luciana fechou os olhos de muitas pessoas, que passaram despercebidas em alguns fatos da novela.